quinta-feira, 27 de maio de 2010

Recuperação no quarto - Dias 26 e 27 de maio

Dia 26/05/2010
Hoje completa a primeira semana após a cirurgia. A febre continua e os exames também.

Arthur chora muito por ocasião das coletas de sangue, mas deixou de fazer força para fugir.

Até o momento os médicos - pediatras, nerocirurgiões, otorrinolaringologistas, cardiologistas, infectologistas, entre outros - não sabem porque Tuco tem febre e está deixando de se alimentar.

Os pediatras estão decidindo colocar ou não acesso periférico (um cateter em veia superficial, da mão, por exemplo) para retornar ao soro.

Amanhã ele termina os 7 dias recebendo antibiótico, justamente por estar tomando o medicamento, torna-se mais estranho apresentar febre. Continua tomando Dipirona mas não tem horário definido, está prescrito para quando sentir dor ou estiver febril, acima dos 37,7°C. Continua com a nebulização, porém, desta vez, com balão de oxigênio e apenas soro fiosiológico, de 6 em 6 horas.

Estamos muito angustiados pois não sabemos o que virá pela frente. Tuco tem ficado cada vez mais abatido e prostrado.

Dia 27/05/2010
Primeira vez que pude lavar sua cabeça após a cirurgia. Continua com as laterais inchadas (na altura das orelhas). O lado que ele dorme apoiado no travesseiro fica com a pálpebra inchada.

Apesar da inalação, sua respiração está mais curta e difícil. A febre tem aumentado, antes era em torno de 37,8 ou 38°C, agora alcança os 39 facilmente.

Está difícil mantê-lo sentado para comer ou beber algo devido a prostração. A alimentação pastosa tem sido melhor recebida por conta de não precisar de muito esforço, mesmo assim, em pouca quantidade. Ainda não bebe água nem leite, aceita somente suco na temperatura ambiente, pouca quantidade também.

Hoje encerraram o antibiótico. Continuam Dipirona e nebulização com soro.

Uma dica para quem estiver passando por esta situação: mesmo que o bebê não fique a noite inteira nesta posição, é importante colocá-lo para dormir, o máximo de tempo possível, de barriga para cima com cabeça apoiada nas laterais de modo a ficar com o nariz para cima também, assim o inchaço não vem para as pálpebras, fica nas laterais da cabeça. Aqueles travesseiros que normalmente se usa para o bebê não rolar ajudam muito nessa hora. Nesta última foto os travesseiros "rolos" estão embaixo do lençol com outro travesseiro bem fofinho para apoiar a cabeça no meio dos rolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário